Cuidados com a postura no home office/trabalho

Cuidados com a postura no home office/trabalho

cuidados-com-a-postura-no-home-office-trabalho
Publicado em 15/ago/20

Em 2020, o home office virou realidade para muita gente. Trabalhar em casa é muito bom para economizar tempo, se alimentar bem, dormir um pouco mais e, enfim, adotar um estilo de vida mais saudável. Por outro lado, dificilmente os lares contam com estações de trabalho ergonômicas como as existentes (ou que deveriam existir) nas empresas. Na maioria das vezes, os móveis e equipamentos domésticos são adaptados, o que faz com que a postura no home office não seja ideal.

Ouça este conteúdo:

Mas mesmo quem fica alocado nas empresas não está, necessariamente, preservando suas costas e articulações. Por conta do estresse, muitas vezes as pessoas esquecem de manter uma boa postura no trabalho. Isso sem falar no excesso de tensão, que faz com que os músculos se contraíam demasiadamente.

O lado bom é que é possível aprender a se cuidar, prevenindo dores e problemas subsequentes. Quer saber como? Continue a leitura e veja algumas maneiras de melhorar a postura na labuta diária. Os benefícios são óbvios: menos dor, tensão e aquela sensação de exaustão ao final de um dia de trabalho!

Por que é importante manter a postura no trabalho adequada?

Goste ou não, boa parte do dia é gasta trabalhando. Independentemente de sua profissão ser exercida em pé ou sentado, no fim da jornada o corpo cansa.

Alguns sentem a coluna reclamar na região lombar; outros, na cervical. Também podem aparecer dores nas articulações, tensão no pescoço e ombros, bem como inchaço nos pés e sensação de peso nas pernas.

Por outro lado, ao manter uma boa postura no trabalho, a incidência desses problemas diminui consideravelmente. Previne-se, também, o aparecimento de condições adversas e doenças decorrentes da má postura, tais como:

  • enfermidades do sistema músculo-esquelético-ligamentar, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho, como a artrose;
  • inflamações nos tendões, como a tenossinovite;
  • dificuldade de retorno venoso nas pernas, levando ao inchaço e sensação de peso;
  • doenças nas regiões cervical, torácica e lombar, tais como cervicalgia, hérnia de disco, lombalgia, entre outras.

Qual é o peso dos fatores de risco ergonômicos na qualidade de vida?

Os distúrbios na coluna vertebral são a segunda causa de pedidos de afastamento do trabalho no Brasil. Entre eles, a lombalgia é a doença que mais invalida os brasileiros, tanto no trabalho como no lazer.

Um levantamento recente do Ministério da Previdência Social revelou que os fatores de risco ergonômicos, junto à sobrecarga mental, já são os principais motivos de afastamento do trabalho (20,76% dos casos). Dessa forma, eles superaram os fatores traumáticos, responsáveis por 19,43% dos pedidos de afastamentos.

Como cuidar da postura no home office ou no trabalho externo?

No sistema de home office, muita gente trabalha sentada. Acontece que essa posição gera ainda mais impactos sobre a saúde da coluna. Mas ficar estático em pé também é prejudicial.

Portanto, é preciso cuidar da postura no trabalho, seja onde for. Para isso, siga as dicas:

  • melhore a ergonomia, posicionando a tela do computador ou do notebook à altura dos olhos;
  • deixe os antebraços apoiados e próximos à mesa (que deve permitir a regulagem de altura), para que os músculos fiquem relaxados;
  • ajuste o nível de inclinação do assento e sente com as costas bem apoiadas;
  • não fale ao telefone segurando o aparelho entre a orelha e o ombro;
  • passe o menor tempo possível mexendo no celular, para evitar tensão na nuca e ombros (distúrbio nomeado como text neck ou “dor cervical pelo smartphone”), bem como tendinite nos polegares;
  • sente-se com os pés apoiados, nunca sobre as pernas dobradas ou como se o corpo estivesse escorregando;
  • acostume-se a fazer pausas regulares durante o expediente, se possível, de 2 a 5 minutos a cada duas horas — você pode aproveitar e caminhar um pouco, pegar água, tomar um chá, etc.

O que fazer para melhorar ainda mais a saúde postural?

Os cuidados com a postura não se limitam aos cuidados no trabalho. Fora do expediente, é muito importante:

  • fazer sessões de reeducação postural (RPG) ou de fisioterapia, para desenvolver a consciência postural;
  • praticar atividades físicas regularmente, de preferência, modalidades que fortaleçam o core (músculos profundos do abdômen, região lombar e pelve);
  • fazer alongamento logo ao acordar, o que também ajuda a melhorar a postura.

Assim, evite manter a mesma postura no trabalho por períodos prolongados e adote os cuidados necessários para preservá-la. Mas caso os desconfortos já tenham se instalado, não fique sofrendo. Se a dor provocada pela postura no trabalho continuar por mais de três meses é sinal de que ela cronificou, tornando seu tratamento mais complexo. 

Aos primeiros sinais de um incômodo que não passa, procure a ajuda de um médico especialista no tratamento da dor. Nessa hora, nada mais eficiente do que uma abordagem individualizada! 

Gostou das recomendações? Nas minhas redes sociais têm muitas mais! Siga-me no Facebook e no Instagram!

Material escrito por: Dra. Paula Benedetti

Anestesiologista especialista em Dor. Formada em medicina pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Realizou sua residência médica em anestesiologia na Fundação Universitária de Cardiologia (IcFUC) e no Centro de treinamento SANE/SBA, em Porto Alegre(RS). Seus estudos focados no tratamento da dor foram realizados com os cursos de pós-graduação em dor crônica, no Hospital Israelita Albert Einstein, e no Curso de Intervenção em Dor na Singular- Centro de controle da dor.

Artigos relacionados